Frases do filosofo Filolau de Crotona

Frases do filosofo Filolau de Crotona palavras filosóficas

Frases do filosofo Filolau de Crotona

Filolau de Crotona foi um filósofo pré-socrático pitagórico.

Tradicionalmente se aceita que este filósofo tenha escrito um livro em que expunha a doutrina pitagórica (que era secreta e reservada apenas aos discípulos). Os fragmentos do livro conservam os mais antigos relatos sobre o pitagorismo e influenciaram fortemente Platão que, segundo a tradição, teria mandado comprar o referido livro, pagando por ele uma razoável quantia.

Pelo que se sabe, Filolau foi o primeiro pensador a atribuir movimento à Terra. Ele propôs um sistema no qual a Terra girava em torno de um fogo central, que não era o Sol e que não podia ser visto porque ficava sempre do lado oposto ao lado habitado da Terra. O fogo era considerado pelos pitagóricos o elemento mais puro. Entre o fogo central e a Terra existia um outro planeta, invisível, que Filolau chamou de antiterra. Os nove corpos celestes (Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e Urano eram os corpos celestes conhecidos na época) e a antiterra como décimo corpo celeste se moviam em órbitas circulares em torno do fogo central.

A visão comum de que os pitagóricos afirmavam a importância da matemática no conhecimento está presente no fragmento de Filolau:

E todas as coisas que podemos conhecer contêm número, pois sem ele nada pode ser concebido nem conhecido

Um comentário:

  1. A Filosofia grega é um imensurável leque de conhecimento para as futuras geraçôes. Amo a Filosofia! Alex Bonifacio. Bonsucesso, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir