Frases do filosofo Epiteto

Frases do filosofo Epiteto palavras filosoficas

Frases do filosofo Epiteto

Epiteto ou Epicteto (em grego: Επίκτητος, transl. epiktetos: "comprado"; Hierápolis, 55 - Nicópolis, 135) foi um filósofo grego estóico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo a serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, uma vez quebrou-lhe uma perna.

Apesar de sua condição, conseguiu assistir as preleções do famoso estóico Caio Musônio Rufo. De sua obra se conservam o Encheiridion de Epicteto (também conhecido como Manual de Epicteto)[1] e as Diatribes (ou Discursos[2]), ambos editados por seu discípulo Lúcio Flávio Arriano de Nicomédia.

Como viver um vida plena, uma vida feliz? Como ser uma pessoa com boas qualidades morais? Responder a estas duas perguntas fundamentais foi a única paixão de Epicteto. Embora suas obras sejam menos conhecidas hoje, em função do declínio do ensino da cultura clássica, tiveram enorme influência sobre as ideias dos principais pensadores da arte de viver durante quase dois mil anos.
Para Epicteto, uma vida feliz e uma vida virtuosa são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas.

O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila-se com as que tem.

Procura limpar a vasilha antes de lançar nela seja o que for; quer dizer, antes de pregar a virtude, reforma os teus costumes.

Não tente fazer com que os fatos aconteçam como você quer, mas deseje que aconteçam como eles acontecem e você se sairá bem.

O que me incomoda não é como as coisas são, mas como as pessoas pensam que as coisas são.

São as dificuldades que mostram os homens.

Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas.

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

Eu sou uma parte de tudo, tal como a hora é uma parte do dia.

Na vida, não nos apresentamos a ninguém que possa confundir-nos e odiamos quem nos confunde.

Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário