Frases do filosofo Leonardo Boff

frases famosas do filosofo Leonardo Boff

Leonardo Boff

frases do filosofo Leonardo Boff

O teólogo Leonardo boff  cita o motivo que teria levado o papa Bento 16 a renunciar a seu posto. "É uma figura ambígua e acredito que ele tenha renunciado para ser extremamente fiel ao tipo de Cristianismo romano, que é a ordem e o direito."


Boff estima que o pontificado de Bento 16 não foi brilhante."Foi um papa marcado por uma perspectiva regressiva que enxerga para trás e não para frente. É um papa regressivo, conservador, e o pior para mim, foi responsável por destruir para muitas pessoas a Igreja como um lugar espiritual."

O teólogo brasileiro completou a entrevista dizendo que em meio à crise da Igreja Católica é necessário um papa mais aberto. "Creio que sua renúncia foi providencial, no sentido que a crise da Igreja é tão profunda que necessita de um papa mais ágil, mais aberto, e que saiba gerenciá-la para que haja mais esperança. O novo papa precisa resgatar uma imagem menos desmoralizada da Igreja e que seja um forte produtor de sentido e não de conservadorismo."
Biografia
Leonardo Boff (1938), pseudônimo de Genézio Darci Boff, é teólogo e escritor brasileiro, um dos grandes representantes da teologia da libertação no Brasil.

Nasceu em Santa Catarina. Filho de professor, graduou-se em teologia no Instituto dos Franciscanos de Petrópolis do Rio de Janeiro. Doutourou-se em filosofia e teologia em Munique, na Alemanha, em 1970.

Leonardo Boff é adepto da teologia da libertação, que prega a religião como meio para a resolução de problemas e desigualdades sociais.

Em 1985 foi proibido pelo Vaticano de exercer atividades religiosas. Em 1992, sofreu nova condenação e renunciou às atividades religiosas. Casou-se com uma teóloga militante, porém, não deixou as atividades religiosas.

É autor de muitos livros: "O Evangelho do Cristo Cósmico" (1971), "O Destino do Homem e do Mundo"(1974), "O Caminhar da Igreja com os Oprimidos" (1980), "Ecologia-Grito de Guerra, Grito dos Pobres" (1995) e a "Águia e a Galinha" (2002), entre outros.

Um comentário:

  1. admiro muito esse escritor gosto de ler os livros que escreve

    ResponderExcluir