Frases do Filosofo Anaxímenes de Mileto

frases de Anaxímenes de mileto

Frases do Filosofo Anaxímenes de Mileto

frases da filosofia

Anaxímenes de Mileto  (588 a 524 AC) faz parte dos filósofos pré-socráticos, foi discípulo e sucessor de Anaximandro.
Ele também acreditava que tudo o que há de evolução e existente no mundo, se provém de alguma coisa, assim como para Tales de Mileto o mundo se originava da água, para Anaxímenes tudo se originiva a partir do ar, “Como nossa alma que é ar, nos mantemos unidos, assim como o sopro e o ar abarcam o cosmo”.
Ele explica também mediante o ar a evolução do Universo.

Para isso, introduz dois conceitos novos: a dilatação e a condensação  . O ar rarificando se faz quente e leve, então se converte em éter, e condensando se faz frio e pesado e numa série de transformações chega a ser vento, nuvens, água, terra, pedras e todas as coisas. Por isso o porquê dele crer que o ar era o elemento primordial de princípio de todos os seres.
Todo o progresso filosófico com Anaxímenes se dá ao estabelecer pela primeira vez a comparação entre o macrocosmo e o microcosmo, uma comparação que sob seus vários aspectos passa por todo o discurso da filosofia, e indica a evolução do universo, não só como Anaximandro, mas que vai tentando determinar de uma maneira mais cuidadosa e atenciosa, pela teoria da condensação e dilatação.

Resumidamente, Anaxímenes de Mileto via o ar como a tal substância primordial, pois ele percebia que o ar se rarifica e se condensa, e a partir disso ele fez a sua análise filosófica e chegou á essa conclusão.
Todos os filósofos de Mileto acreditavam nessa teoria de que para tudo o que há, de alguma coisa única foi originado, porém cada um acreditava em uma subtância diferente, até contradizendo os outros.

2 comentários:

  1. , “Como nossa alma que é ar, nos mantemos unidos, assim como o sopro e o ar abarcam o cosmo”.
    ALGUÉM ME EXPLICA ESSA FRASE ?

    ResponderExcluir
  2. Assim como nosso corpo é feito de átomos, pequenas partículas unidas, a alma também é matéria... e o universo é um só, o cosmo abarca a alma, assim como a laranja, a semente.

    ResponderExcluir