Frases do Filosofo Achad Ha-am

frases de achad ha-am

Frases do Filosofo Achad Ha-am

frases da filosofia

SIONISMO ESPIRITUAL
Asher Ginzberg, mais conhecido sob o pseudônimo de Ahad Ha'am (uma pessoa do povo), nasceu em Skvire, Ucrânia, no ano de 1856 e morreu em Tel Aviv, em 1927. Teve uma formação judaica tradicional, baseada no Talmud e em textos chassídicos, mas foi autodidata no que se refere à cultura laica contemporânea, tendo aprendido sozinho as línguas russa, alemã, inglesa, francesa, latina e sua literatura, além de filosofia e ciências.
Como pensador concebeu o "Sionismo espiritual", baseado na idéia de que um futuro estado judaico devia fundamentar-se no renascimento espiritual e cultural do povo judeu. Tornou-se porta-voz da consciência do nacionalismo judaico com os ensaios "A forma errada"(1889) e "Verdades sobre a Terra de Israel"(1891-1893). Editou a revista mensal, em hebraico, "Ha-Shiloach", que se tornou a principal revista sobre o pensamento sionista e a literatura hebraica, na Europa Oriental (1896-1903). Exerceu importante papel nos bastidores, como conselheiro de Chaim Weizmann, na obtenção da Declaração Balfour. Publicou uma coletânea de ensaios em quatro volumes, "At the Crossroad" (1922) e seis volumes de cartas (1923-1925).

Ahad Ha'am não teve uma vida feliz. Seus primeiros 12 anos foram em sua cidadezinha natal, Skvire, Ucrânia, a 80 quilômetros de Kiev.

Seus pais, muito ortodoxos de origem chassídica, esperavam que se tornasse um estudioso da Torá. Proibiram-lhe o estudo do alfabeto russo, que Ahad Ha'am aprendeu sozinho, aos 8 anos, tentando decifrar as placas das ruas. O pai era muito rigoroso com ele, aluno brilhante. Uma vez por semana aplicava-lhe testes e, independentemente das respostas que recebia, sempre o punia fisicamente.

Aos 12 anos, Ahad Ha'am mudou-se com sua família para uma propriedade rural na Ucrânia Central, cuja administração proporcionou um razoável bem-estar econômico aos Ginzberg. Nesse lugar perdido, a sete horas de trem da estação mais próxima, instrutores particulares ensinavam-lhe as leis e as tradições do Talmud.

Sozinho começou a estudar os textos de Maimônides, passando depois para livros escritos em hebraico moderno por autores judeus contemporâneos, que tratavam de questões atuais, proibidas por seu pai. Com 20 anos passou a estudar literatura moderna e filosofia, em russo e alemão.

Era, ao mesmo tempo, um filho respeitador e rebelde. Assim, com apenas 17 anos, aceitou um casamento arranjado por seus pais. E, embora sofresse com as tentativas do pai de frear seus anseios por conhecimento, lia às escondidas as obras que lhe interessavam, à noite, destruindo-as de madrugada, antes do despertar dos familiares.

Suas tentativas de entrar em uma universidade da Europa Central sempre fracassaram, e ele continuou sendo autodidata.

Seu pensamento, que levou à formulação do nacionalismo cultural judaico, é uma busca constante de um elo entre o novo e o velho: uma síntese entre a herança judaica tradicional e as influências culturais absorvidas pelos pensadores europeus contemporâneos. Isto determinou sua visão secular, baseada nas ciências naturais e sociais e influenciada pelo positivismo, utilitarismo e social-darwinismo, em voga na época.

A ética de Ahad Ha'am era de natureza social, buscando o ideal do aprimoramento humano, da justiça e do conhecimento.

Criou o conceito de "Espírito Nacional Judaico". Para ele, todas as nações teriam um "espírito" próprio; e o espírito nacional pe-culiar aos judeus seria baseado no ideal pregado pelos profetas bíblicos, que consiste na busca da justiça e não do poder. Este ideal é o que teria permitido a sobrevivência do povo judeu durante os séculos.

Um comentário:

  1. achad ha-am na verdade foi um dos mais destacado pensadores sionista da fase anterior á criação do estado de Israel

    ResponderExcluir