Frases do filosofo Ernest Gellner

Frases do filosofo Ernest Gellner palavras filosoficas

Frases do filosofo Ernest Gellner

Filósofo e antropólogo checo,falecido em 1995 em Praga,Gellner foi um dos chamados filósofos 'polivalentes de 2ª linha',desconhecido nos meandros da filosofia contemporânea,mas um grande estudioso das sociedades modernas. Pautou-se pela visão de um racionalismo crítico pós-moderno, em que associa o papel e a influência das forças político-ideológicas no desenvolvimento económico contemporâneo,em oposição do idealismo e relativismo tradicionais.

Como mentores afirmou tê-los nas figuras de Karl Popper e Max Weber.A interpretação de Gellner da história humana,base do seu trabalho teórico,pode ser encontarda no seu importante livro publicado em 1998 e intitulado 'Plough,Sword and Book' (Arado,Espada e Livro).Assumiu nos seus últimos anos de vida o cargo de director do Centro para o Estudo do Nacionalismo na nóvel Universidade Central Europeia de Praga,filial da sua congénere de Budapeste.
 O sociólogo David Glass disse uma vez que não tinha a certeza se a próxima revolução viria da direita ou da esquerda mas tinha a certeza de que,viesse donde viesse, a primeira pessoa a abater seria justamente Gellner! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário