Frases do Filosofo Umberto Eco
Umberto Eco nasceu em 5 de janeiro de 1932 em uma pequena cidade a leste de Turim e 60 quilômetros ao sul de Milão, na província de Piemonte. A cidade - Alessandria - foi em grande parte centrada em torno de uma empresa que fabricava chapéus Borsalino, e sendo uma cidade piemontesa significava que os moradores nasceram em uma cultura única entre aqueles encontrados no resto da Itália. A área montanhosa, os piemonteses são usados para uma certa sensação de independência, e em muitos aspectos, eles são marcados pela natureza fleumático dos franceses perto do que as paixões ardentes dos italianos do sul. Eco sempre cita sua educação entre essa cultura como uma fonte de temperamento singular em sua escrita: "Certos elementos permanecem como base para a minha visão de mundo: um ceticismo e uma aversão à retórica. Nunca exagerar, para nunca mais fazer afirmações bombásticas ".
Seu pai, Giulio Eco, um contador e um veterano de três guerras, veio de uma família de treze filhos. Avô Eco afirma ser um enjeitado, e que ele foi dado o Eco nome por "um servo inventivo civil." Supostamente, o nome é um acrônimo para ex Caelis oblatus, ou "oferecido pelos céus." Giulio casada Giovanna Bisio, e como eles foram sobre aumentar a família, foi mais ou menos decidido que, a fim de manter a sua inteligência que poderia jurar fora da política. Umberto lembra com carinho de sua avó, e como ambos Borges e García Márquez, ele afirma que ele desenvolveu o seu prazer no absurdo de seu peculiar senso de humor.
Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Eco e sua mãe se mudaram para uma aldeia pequena piemontês nas montanhas. Lá, o jovem Eco observou os tiroteios entre os fascistas e os partidários com uma mistura de emoções - inegavelmente animado com a ação, ele foi em parte lamentável que ele era jovem demais para se envolver. Foi um evento que viria a encontrar-se formando um quadro semi-autobiográfico de algumas das Pêndulo de Foucault, seu segundo romance.
A Académica
Instado por seu pai para se tornar um advogado, ele entrou na Universidade de Turim. Mas, como o que parece ser o destino de muitos grandes escritores, ele abandonou seus estudos de direito e contra a vontade de seu pai, ele tomou a filosofia medieval e literatura, escrevendo sua tese sobre Tomás de Aquino e seu doutorado de filosofia em 1954. Depois disso, ele entrou no mundo do jornalismo, tomando uma posição em Milão como "Editor de Programas Culturais" na rede da Itália de televisão estatal, a RAI, que lhe deu uma oportunidade em primeira mão para examinar a cultura moderna através dos olhos da mídia . Em 1956, ele publicou seu primeiro livro, que foi, naturalmente, uma extensão de sua tese: Il Problema Estetico em San Tommaso. Naquele mesmo ano ele começou a dar palestras em sua alma mater, e durante este tempo ele começou a construir uma rede de avant-garde escritores, músicos e pintores, muitos dos quais ainda estão associados com ele hoje.
Em 1959, ambos publicados seu segundo trabalho e perdeu o emprego na RAI. O livro, Sviluppo dell'estetico medievale, foi significativa na medida em que ele não apenas estabelecer Eco como um dos pensadores mais notáveis na Idade Média, mas, finalmente, convenceu o pai de que ele de fato tinha tomado a decisão carreira certa. (Outra prova do Teorema Ruch de: Por trás de todo grande escritor aí reside um pai irritado, um professor de direito confuso, e uma avó alegremente mergulhada no irreal.) A perda de sua posição foi amenizada por sua demanda crescente como professor e como professor , e em 1959 ele se tornou o editor sênior de não-ficção Casa Editrice Bompiani, Milão, posição que manteria até 1975. 1959 também viu começar a trabalhar para Il Verri, produzindo uma coluna mensal chamada Diario minimo. Em uma revista dedicada ao avant-garde idéias e experimentação linguística, Eco viu-se na posição divertido de escrever uma coluna que parodiou deliciosamente muitas das coisas que a revista foram alardeando. (Muitos desses escritores viria a formar Gruppo 63.) No início, a coluna Eco foi semelhante em estilo ao Barthes Mitologias, mas depois de ler Barthes livro, Eco "de humildade" abandonou o estilo e mudou gradualmente para um formato pastiche. Muitas dessas colunas mais tarde seria recolhido nas leituras equivocadas de livros. Durante esses anos, Eco começou a sério o desenvolvimento de suas idéias sobre o texto "aberto" e na semiótica, escrevendo vários ensaios sobre estes temas, e em 1962 ele publicou Opera aperta, ou o trabalho em Abrir. Em setembro do mesmo ano, casou-se com Renate Ramge, um instrutor de arte alemã.
Apesar de sua posição como um colunista de renome parecia assegurada, nos próximos anos iria ver muitas transições em sua vida. Seus escritos apareceu em uma grande variedade de publicações, incluindo Il giorno, La Stampa, Corriere della Sera, La Repubblica, L'Espresso e Il Manifesto. Em 1964, Eco se mudou para Milão e assumiu uma posição como professor, mas um ano depois, ele foi eleito Professor de Comunicação Visual em Florença. Em 1966, migrou para o Politécnico de Milão como professor de semiótica, e no mesmo ano ele publicou Le poetische di Joyce: ". Finnegans Wake" dall "summa" al Em Milão, ele começou a organizar suas teorias da semiótica, e em 1968 ele publicou seu primeiro texto puramente sobre o assunto: La struttura assente (. Estrutura Ausente) Este livro, que viria a ser completamente revisto e renomeado Uma Teoria da Semiótica, em 1976, deu o tom para a direção de seu estudo após o seu interesse em estética medievais transmutated em um interesse mais geral nos valores culturais e na literatura como um todo.
Em 1971, ele assumiu uma posição como o primeiro professor de semiótica na universidade mais antiga da Europa, a Universidade de Bolonha. Aqui, suas teorias realmente começar a cair no local, e ao longo dos anos setenta, ele publicou vários livros sobre semiótica. Em 1974, Eco organizou o primeiro congresso da Associação Internacional de Estudos Semióticos, e durante o discurso de encerramento, ele resumiu o campo com a declaração agora famoso que a semiótica é "uma atitude científica, de forma crítica de olhar os objetos de outras ciências . "Em 1979, Eco editou uma paisagem semiótica, uma coleção de ensaios que tiveram suas origens na conferência.
Ao final dos anos setenta, Eco tinha estabelecido uma reputação muito boa como um semiótico, mas ninguém esperava o sentido radical de sua carreira levaria até o final da década.
O romancista
A idéia para o nome da Rosa teve uma gênese muito simples: "Comecei a escrever em março de 1978, estimulado por uma idéia seminal:. Senti-me como envenenar um monge" No começo, Eco jogado com a idéia de colocar a sua história de detetive em um ambiente moderno, mas logo percebeu que seu interesse em medievalismo estava manifestando uma história ambientada na Idade Média. Arrastando cadernos, recortes, documentos e artigos que datam todo o caminho de volta a 1952, Eco começou a tarefa de escrever um romance provisoriamente chamado de "Assassinato em Abbey." Logo, porém, ele decidiu que este título seria colocar o foco indevida o "mistério" aspecto de sua história, enquanto ele queria um romance que pode ser lido como um texto aberto - enigmático, complexo, e aberto a várias camadas de interpretação. Inspirado no título de David Copperfield ", Adso de Melk," tornou-se o próximo título de trabalho, mas, eventualmente, algumas linhas de verso medieval produziu o mais poético "O Nome da Rosa". Finalmente satisfeito, Eco, desde então, observou que "a rosa é uma figura simbólica tão rica em significado que até agora quase não tem qualquer significado esquerdo "O romance foi publicado em 1980, para quase imediata aclamação da crítica e entusiasmo generalizado:. repente o nome de Umberto Eco foi conhecido fora do mundo acadêmico.
Espantado com o sucesso de seu romance (sua editora pensado para vender apenas 30.000 exemplares; à data mais de nove milhões de cópias foram vendidas) Eco foi inesperadamente empurrado para a ribalta internacional, o tema de uma atenção da mídia ele encontrou tanto notavelmente divertido e irritantemente opressivo. Logo após a publicação do romance, o filme francês dirigido por Jean-Jacques Annaud começou a fazer um filme distribuído internacionalmente de O Nome da Rosa, trazendo Eco ainda mais para o centro da atenção mundial - embora ele respeitosamente se distanciou do filme, lançado em 1986. ("É obra de Jean-Jacques, não minha.")
Continuando como de costume com seus estudos acadêmicos, outra questão começou a crescer em mente Eco. "Imediatamente depois de terminar O Nome da Rosa, a minha pergunta foi: E era um episódio excepcional da minha vida ou que eu seria capaz de escrever outro romance" Apesar de sua densidade e complexidade, Rose não tinha esgotado todas as imagens e idéias que Eco considerados adequados para um romance, e assim ele começou a montar outro trabalho. O título deste romance foi uma escolha fácil, e levou o seu nome a partir de uma visão que o impressionou quando vi pela primeira vez 1952: O Pêndulo de Foucault. Publicado em 1988, O Pêndulo de Foucault foi um sucesso imediato, estabelecendo Eco firmemente nas fileiras dos romancistas importantes do mundo. E, embora ele afirmou que não tinha planos para outro romance, alguns anos mais tarde, A Ilha do Dia Antes seria desenvolvido a partir de idéias de Eco sobre "escrever sobre a natureza pura" dentro de "uma história de conceitos."
Atualmente Eco desfruta de uma vida próspera, dividindo seu tempo entre a casa de verão nas colinas perto de Rimini (uma mansão do século XVII, que já serviu como uma escola jesuíta) e uma residência em Milão (um apartamento "labiríntica" completa com uma biblioteca que abriga mais de 30.000 livros.) Ele e sua esposa Renate levantaram um filho e uma filha, e desfrutar de uma relação cordial com o prefeito de Rimini. Eco mantém sua posição como professor da Universidade de Bolonha, onde funciona o Programa de Ciências da Comunicação, e ele continua a escrever uma coluna semanal para L'Espresso "La bustina di Minerva." ("A caixa de fósforos de Minerva." Minerva , uma marca italiana de jogos, bem como a deusa romana das artes, dá origem à presunção trocadilhos que jots Eco suas notas para a coluna em uma caixa de fósforos.) Ele ainda fuma vários pacotes de cigarros por dia, trabalha até tarde da noite, e é usado para entreter convidados e explorar o que ele pode encontrar arredores, e gosta de jogar o gravador. Habituado a gestos ruidosos e muitas vezes até gritando durante as discussões, Eco descreve a si mesmo como uma personalidade policrónica, que "vai começar muitas coisas ao mesmo tempo, fundindo-as para formar uma interligação contínua
Existe apenas uma coisa que excita os animais mais do que o prazer, é a dor.
Quando os verdadeiros inimigos são muito fortes, é preciso escolher inimigos mais fracos.
Se a rendição à ignorância e chamá-la de Deus sempre foi prematuro, continua prematuro até hoje.
É sempre melhor que quem nos incute medo tenha mais medo do que nós.
Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.
O riso é a fraqueza, a corrupção, a insipidez da nossa carne.
As pessoas nascem sempre sob o signo errado, e estar no mundo de forma digna significa corrigir dia a dia o próprio horóscopo.
Nada inspira mais coragem ao medroso do que o medo alheio.
"Alguém que é feliz a vida toda é um cretino; por isso, antes de ser feliz, prefiro ser inquieto."
Todos somos hereges. Todos somos ortodoxos. Não é a fé que um movimento oferece que conta. Conta a esperança que propõe.
Os que os faz viver é o que os faz morrer.
O primeiro dever do bom inquisidor é o de suspeitar antes dos que te parecem sinceros.
A diferença não vem de palavras e obras, mas dos olhos com que a igreja julga as palavras e a obra.
De dia cura-se o corpo com ervas boas e de noite se adoece a mente com ervas más
Rir do mal é não estar disposto a combatê-lo. Rir do bem é desconhecer a força com o qual o bem difunde-se a si próprio.
Justificar tragédias como "vontade divina" tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.
Não há plantas boas para comida que não o sejam também para cura. O excesso é que causa problemas.
Apenas os pequenos homens parecem normais.
Os que não podes amar, teme-os
Certas coisas se sentem com o coração. Deixa falar o teu coração, interroga os rostos, não escutes as línguas.
Alguns reprimem com tanta veemência a ponto de impelirem muitos a se tornarem partícipes, por ódio a eles. Na verdade, um círculo imaginado pelo demônio. Que Deus nos livre.
Nem todas as verdades são para todos os ouvidos. Nem todas as mentiras podem ser suportadas.
Fundamentalistas dão um toque de arrogante intolerância e rígida indiferença para com aqueles que não compartilham suas visões de mundo.
A concisão é a essência da inteligência
A mente desenvolve-se como o corpo, mediante crescimento orgânico, influência ambiental e educação. Seu desenvolvimento pode ser inibido por enfermidade física, trauma ou má educação.
Minha salvação começa pela consciência de que nada sou e de que nada me é devido
O prazer culpado de se deliciar com desastres faz parte da natureza humana.
A arte só oferece alternativas a quem não está prisioneiro dos meios de comunicação de massas.
Eu comecei a acreditar que o mundo inteiro é um enigma, um enigma inofensivo que se torna terrível pela nossa própria tentativa furiosa em interpretá-lo como se ele tivesse uma verdade secreta.
Talvez a missão daqueles que amam a Humanidade seja fazer com que as pessoas se riam da verdade, porque a única verdade consiste em aprender a libertar-nos da paixão insana pela verdade.
De dia cura-se o corpo com ervas boas e de noite se adoece a mente com ervas más
Rir do mal é não estar disposto a combatê-lo. Rir do bem é desconhecer a força com o qual o bem difunde-se a si próprio.
Justificar tragédias como "vontade divina" tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.
Não há plantas boas para comida que não o sejam também para cura. O excesso é que causa problemas.
Apenas os pequenos homens parecem normais.
Os que não podes amar, teme-os
Certas coisas se sentem com o coração. Deixa falar o teu coração, interroga os rostos, não escutes as línguas.
Alguns reprimem com tanta veemência a ponto de impelirem muitos a se tornarem partícipes, por ódio a eles. Na verdade, um círculo imaginado pelo demônio. Que Deus nos livre.
Nem todas as verdades são para todos os ouvidos. Nem todas as mentiras podem ser suportadas.
Fundamentalistas dão um toque de arrogante intolerância e rígida indiferença para com aqueles que não compartilham suas visões de mundo.
A concisão é a essência da inteligência
A mente desenvolve-se como o corpo, mediante crescimento orgânico, influência ambiental e educação. Seu desenvolvimento pode ser inibido por enfermidade física, trauma ou má educação.
Minha salvação começa pela consciência de que nada sou e de que nada me é devido
O prazer culpado de se deliciar com desastres faz parte da natureza humana.
A arte só oferece alternativas a quem não está prisioneiro dos meios de comunicação de massas.
Eu comecei a acreditar que o mundo inteiro é um enigma, um enigma inofensivo que se torna terrível pela nossa própria tentativa furiosa em interpretá-lo como se ele tivesse uma verdade secreta.
Talvez a missão daqueles que amam a Humanidade seja fazer com que as pessoas se riam da verdade, porque a única verdade consiste em aprender a libertar-nos da paixão insana pela verdade.
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